terça-feira, 27 de setembro de 2016

E se?

"E se... a Lua se transformasse em um buraco negro?"
"E se... todos os humanos tivessem que morar no mesmo continente?"
 "E se... a Terra parasse de fazer a rotação mas continuasse com a translação?"

Acho que todo professor - especialmente os de ciências - se veem frequentemente confrontados com perguntas que começam com o famigerado "e se...". São perguntas, geralmente tão improváveis que não respondemos, ou por não conseguirmos, ou porque as explicações iriam precisar de conhecimentos prévios que os alunos, em geral, ainda não tem. Muitas vezes também não temos tempo de aula disponível para respondermos com detalhes às perguntas mais complexas.
Mas, nas profundezas da internet, alguém se dedica exaustivamente a responder estas questões. Não apenas responder, mas responder com exatidão científica e toques de humor. O blog "What if...", criado pelo americano Randall Munroe está cheio de "respostas científicas para perguntas hipotéticas absurdas". Formado com física, abandonou um emprego na Nasa e hoje se dedica integralmente aos seus blogs, sendo o xkcd um dos mais famosos. 


Para quem lê em inglês com tranquilidade, vale a pena perder investir horas da vida vendo as perguntas mais bizarras e as respostas mais insanas no blog. Pra quem ainda não domina o idioma, ou está com preguiça de ficar dependendo do google tradutor, existe um livro. E se? Respostas científicas para perguntas absurdas (Companhia das letras, 2014; 325pgs.) trás algumas perguntas, suas respostas (mantendo os desenhos e piadas do blog), e ainda algumas sessões de perguntas bizarras e assustadoras que chegam e que não são respondidas. 


Tanto o livro quando o blog tem uma leitura rápida e divertida. Embora algumas respostas possam ser um pouco mais difíceis de ser entendidas, isso é culpa mais nossa do que do autor. Ele faz o impossível para que conceitos complexos de química, física ou biologia fiquem mais palatáveis. (explicar genética usando RPG foi incrível - e me deu algumas ideias). Além disso, no blog você pode enviar a sua própria pergunta absurda.


Quem quiser o livro, dá pra comprar aqui: Submarino, Amazon. Também dá pra baixar o pdf por aqui: E se?.

Divirtam-se! ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário