quarta-feira, 22 de abril de 2015

Bilhões e bilhões de perguntas



"A ciência é mais que um corpo de conhecimentos. É uma maneira de pensar"

A maioria das pessoas que me conhece, se tivesse que citar meu cientista preferido, diria sem hesitar: 'Charles Darwin'.
De fato, eu sou uma profunda admiradora da obra de Darwin, a ponto de ter tatuado um dos seus desenhos mais famosos, junto com a sua assinatura.

Mas, se me fosse oferecida a oportunidade de fazer uma viagem a bordo da T.A.R.D.I.S., e eu pudesse ir pra qualquer lugar em qualquer período, se eu pudesse passar algumas horas conversando com qualquer personalidade à minha escolha, eu não tenho dúvidas que calibraria a nave para a Seattle do segunda metade do século passado. E não seria para ouvir Nirvana ao vivo. Seria para viver a mágica experiência de passar algum tempo ouvindo diretamente Carl Sagan falar.

(Illustração by Jody Hewgill)
Sagan foi, na minha humilde opinião, um dos seres humanos mais fantásticos que já caminhou pela superfície da Terra. Sua capacidade de se encantar com a ciência e, com as suas palavras tornar esse encantamento acessível a todos à sua volta é fascinante. Seu conhecimento científico e filosófico, sua capacidade de misturar assuntos técnicos e complexos com fábulas e contos, de uma maneira que mesmo os conceitos mais intimidadores da astronomia parecem leves, e mágicos (eu sempre termino alguma incursão no pensamento de Sagan pensando em largar tudo e ir fazer faculdade de física).

Quando pensei em fazer um blog, para responder às muitas perguntas que me fazem durante às aulas, fiquei um tempo pensando em um nome. Algo que homenageasse meu fascínio pela ciência, e pelos cientistas em geral. E o livro de Sagan, ao lado da minha cama, chamou minha atenção. 'Bilhões e bilhões'. Bilhões e bilhões de átomos, de moléculas, de células, de organismos, de pessoas, de planetas, de galáxias. Bilhões e bilhões de perguntas, de mistérios, de duvidas, de respostas. Sagan, como um bom cientista, respondeu algumas delas, mas aumentou exponencialmente a quantidade de perguntas. E seguimos tentando respondê-las, gerando sempre mais e mais perguntas, de maneira que nosso envolvimento com a ciência, com o cosmos e com a busca das respostas nunca se interrompa.



"Uma lição central da ciência é que, para compreender questões complexas (ou até simples), devemos tentar libertar a mente dos dogmas e garantir a liberdade de publicar, contradizer e experimentar. Os argumentos da autoridade são inaceitáveis."

PS.: Se você quer (e eu espero que queira ^^) saber mais sobre Carl Sagan, a melhor maneira é assistir a série 'COSMOS - Uma odisseia pelo espaço-tempo', que ficou recentemente disponível do começo ao fim no Netflix. Juro que você não vai se arrepender.



Nenhum comentário:

Postar um comentário